Tão importante quanto saber o que fazer, é saber também o que não fazer nas redes sociais.
Fala pessoal, tudo bem? Já falei aqui de várias formas de como agir e gerir o perfil da sua marca nas redes sociais e espero que isso esteja ajudando vocês. Agora eu vou falar então sobre algumas ações e atitudes que NÃO DEVEM ser tomadas quando se está cuidando do seu perfil nas redes sociais, seguem as dicas:
Deixá-la abandonada
Parece óbvio, mas muita gente apenas cria um perfil só pra falar “estamos nas redes sociais” e deixa o perfil lá, sem atualizações, muitas vezes sem sequer informações básicas sobre a empresa.
É importante lembrar que seu perfil é uma versão da sua loja, do seu negócio naquele ambiente digital e se você jamais deixaria uma loja física ou um escritório abandonado, também não deve fazer isso com um perfil.
Postar conteúdo sem relação com o negócio
Muita gente comete o erro de fazer posts pessoais na página da empresa e isso além de afastar clientes por pura discordância de suas opiniões, também os afastará porque tal conteúdo não é o que interessa a eles.
Se o público foi até o seu perfil é porque ele está interessado no que a sua empresa oferece e é nisso que seus posts devem focar.
Escrever de forma errada
Veja que aqui não coloquei “escrever errado”, pois dependendo do seu produto e do público para o qual é dirigido você não vai precisar seguir 100% das regras formais de gramática (inclusive isso pode até afastá-los).
É importante conhecer o seu público e a maneira que ele se comunica (seja mais formal, informal, gírias específicas, neologismos, etsc) para utilizar essa linguagem com eles e ser possível criar uma relação com o consumidor.
Postar aleatoriamente
É importante as pessoas terem uma noção de quando você vai postar conteúdo novo na sua página. É evidente que nem todos possuem condições de postar diariamente, mas é importante você ter um cronograma e uma periodicidade dos seus posts (seja diário, semanal, quinzenal, etc).
Usar imagens e vídeos sem qualidade
Por qualidade não falo apenas da nitidez da imagem/vídeo, falo também de um design bem construído. Fotos e vídeos feios dão a impressão de desleixo e amadorismo, isso afasta o público que busca qualidade.
Faça bons posts, utilize fotos e vídeos de qualidade e verá como isso vai atrair um público tão bom quanto para o seu negócio. E falando em público…
Não interagir com as pessoas
As pessoas curtem, comentam, compartilham, salvam seus posts, falam bem ou mal, marcam amigos, enfim, as pessoas interagem com a sua página e você deve interagir com elas também.
Responda o seu público, agradeça elogios, resolva problemas, seja sempre educado com as pessoas (exceto se você for como o Bar do Capelão). Interação social é o que vai fazer a sua empresa se aproximar dos seus consumidores.
Transformar em catálogo de produtos
Já disse isso em outros posts, mas é importante reforçar. Não poste apenas o que você vende nas redes sociais, poste também outros conteúdos relacionados à sua área (dicas, sugestões, tutoriais, notícias, curiosidades), torne seu perfil atrativo para o público e a partir disso construa uma relação com ele, para que por fim ele compre o seu produto e até o recomende para outras pessoas.
Sabendo o que fazer e o que não fazer nas redes sociais, agora é possível conduzir e desenvolver a sua empresa no ambiente digital.
Boa sorte e precisando de uma ajuda profissional na área (desde criação de posts até planejamento e gerenciamento das redes), fale comigo e solicite um orçamento!