Tão importante quanto saber o que fazer, é saber também o que não fazer nas redes sociais.

Fala pessoal, tudo bem? Já falei aqui de várias formas de como agir e gerir o perfil da sua marca nas redes sociais e espero que isso esteja ajudando vocês.  Agora eu vou falar então sobre algumas ações e atitudes que NÃO DEVEM ser tomadas quando se está cuidando do seu perfil nas redes sociais, seguem as dicas:

Deixá-la abandonada

Parece óbvio, mas muita gente apenas cria um perfil só pra falar “estamos nas redes sociais” e deixa o perfil lá, sem atualizações, muitas vezes sem sequer informações básicas sobre a empresa.

É importante lembrar que seu perfil é uma versão da sua loja, do seu negócio naquele ambiente digital e se você jamais deixaria uma loja física ou um escritório abandonado, também não deve fazer isso com um perfil.

Não adianta criar um perfil e abandoná-lo

Postar conteúdo sem relação com o negócio

Muita gente comete o erro de fazer posts pessoais na página da empresa e isso além de afastar clientes por pura discordância de suas opiniões, também os afastará porque tal conteúdo não é o que interessa a eles.

Se o público foi até o seu perfil é porque ele está interessado no que a sua empresa oferece e é nisso que seus posts devem focar.

Os clientes buscam o perfil da sua marca procurando seu produto, não opiniões pessoais

Escrever de forma errada

Veja que aqui não coloquei “escrever errado”, pois dependendo do seu produto e do público para o qual é dirigido você não vai precisar seguir 100% das regras formais de gramática (inclusive isso pode até afastá-los).

É importante conhecer o seu público e a maneira que ele se comunica (seja mais formal, informal, gírias específicas, neologismos, etsc) para utilizar essa linguagem com eles e ser possível criar uma relação com o consumidor.

É essencial escrever corretamente para a mensagem chegar ao seu público

Postar aleatoriamente

É importante as pessoas terem uma noção de quando você vai postar conteúdo novo na sua página. É evidente que nem todos possuem condições de postar diariamente, mas é importante você ter um cronograma e uma periodicidade dos seus posts (seja diário, semanal, quinzenal, etc).

Periodicidade é fundamental

Usar imagens e vídeos sem qualidade

Por qualidade não falo apenas da nitidez da imagem/vídeo, falo também de um design bem construído. Fotos e vídeos feios dão a impressão de desleixo e amadorismo, isso afasta o público que busca qualidade.

Faça bons posts, utilize fotos e vídeos de qualidade e verá como isso vai atrair um público tão bom quanto para o seu negócio. E falando em público…

Não é legal ver algo assim

Não interagir com as pessoas

As pessoas curtem, comentam, compartilham, salvam seus posts, falam bem ou mal, marcam amigos, enfim, as pessoas interagem com a sua página e você deve interagir com elas também.

Responda o seu público, agradeça elogios, resolva problemas, seja sempre educado com as pessoas (exceto se você for como o Bar do Capelão). Interação social é o que vai fazer a sua empresa se aproximar dos seus consumidores.

Interaja com o seu público!

Transformar em catálogo de produtos

Já disse isso em outros posts, mas é importante reforçar. Não poste apenas o que você vende nas redes sociais, poste também outros conteúdos relacionados à sua área (dicas, sugestões, tutoriais, notícias, curiosidades), torne seu perfil atrativo para o público e a partir disso construa uma relação com ele, para que por fim ele compre o seu produto e até o recomende para outras pessoas.

Nada menos interessante que um perfil-catálogo

Sabendo o que fazer e o que não fazer nas redes sociais, agora é possível conduzir e desenvolver a sua empresa no ambiente digital.

Boa sorte e precisando de uma ajuda profissional na área (desde criação de posts até planejamento e gerenciamento das redes), fale comigo e solicite um orçamento!

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